quarta-feira, 9 de junho de 2010


Cádmio: é usado em ligas de baixo ponto de fusão para fazer soldas, em baterias de Ni-Cd, em ligas especiais e em processos de eletrodeposição. Os compostos de cádmio são usados como materiais de telas fosforescentes de tubos de TV.




Índio: É usado em semicondutores nas formas InAs, InP e InSb.

Paládio: é usado na joalheria e como catalisador de reações com hidrogênio.



Prata: O elemento é usado em joalheria, utensílios para mesa, objetos de decoração, etc. Compostos de prata são usados em fotografia.

Rutênio: É usado como catalisador e em algumas ligas de platina.




Ródio: é usado em ligas de platina, por exemplo em termopares, em jóias de platina e em refletores óticos.

Molibdênio: O elemento é usado em ligas metálicas. O sulfeto de molibdênio (IV), MoS2, é usado como lubrificante.




Tecnécio: usado como sonda em diagnósticos médicos.

Zircônio: O elemento é usado em reatores nucleares (é um eficiente absorvedor de nêutrons).





Nióbio: É usado em aços especiais e em juntas de soldas (para aumentar a resistência mecânica). As ligas nióbio-zircônio são usadas em supercondutores.

Estrôncio: pode ser metabolizado com o cálcio na formação dos ossos.




Ýtrio: O metal é usado em ligas supercondutoras e em ligas para ímãs permanentes fortes (em ambos os casos com cobalto). O óxido Y2O3, é usado como fosforescente em televisores coloridos, laser dopado com neodímio e componentes de microondas.

Criptônio: O criptônio é praticamente inerte e forma muito poucos compostos.




Rubídio: O metal é altamente reativo, com propriedades semelhantes às dos demais elementos do Grupo I, queimando espontaneamente no ar.

Selênio: Na forma elementar é um semi-condutor. O alótropo cinza é sensível à luz e usado em fotocélulas, em fotocopiadores e em outras aplicações similares.





Bromo: Grandes quantidades são usadas para preparar o 1,2-dibromoetano, um aditivo de combustíveis. Também é usado na produção de muitos outros compostos.

Germânio: É usado em pequenas quantidades em ligas especiais, mas sua principal aplicação depende das suas características semi-condutoras.





Arsênio: Compostos de arsênio são usados em inseticidas e como agente dopante em semi-condutores. O elemento é incluído em ligas à base de chumbo para promover o endurecimento delas.

Zinco: O metal é usado na galvanização e em várias ligas.




Gálio: Seu uso como elemento é bastante restrito, por exemplo, como ativador em pinturas luminosas, mas o arseneto de gálio é muito usado como semi-condutor em inúmeras aplicações.

Níquel: O níquel metálico é usado em aços especiais e Invar e sendo magnético, em ligas metálicas como Mumetal. Também é eficiente catalisador particularmente de reações de hidrogenação. Os principais compostos são formados com níquel no estado de oxidação +2.





Cobre: cobre metálico é usado na produção de cabos elétricos. Suas ligas de cobre-zinco (latão) e cobre-estanho (bronze) também são muito usadas.

Ferro: É necessário como elemento em nível de traço nos organismos vivos. Nos vertebrados existe íon de ferro na
molécula de hemoglobina do sangue que faz o transporte de oxigênio dos pulmões para o tecido e do dióxido de carbono das células para os pulmões.





Cobalto: O cobalto é importante componente de ligas metálicas. É usado em aços inoxidáveis e em ligas resistentes à oxidação em altas temperaturas, para hélices de turbinas e ferramentas de corte.

Manganês: Freqüentemente o minério é misturado com minério de ferro e reduzido em forno elétrico para produzir ferro-manganês para uso em ligas de aços.

Vanádio: O elemento é usado em várias ligas de aço.




Cromo: O metal também é usado em camadas de revestimento metálico, eletrodepositadas e com efeito decorativo e brilhante, e na produção de certos compostos de cromo. A temperaturas normais o metal é resistente à corrosão.

Escândio: Devido à alta reatividade do metal e ao seu alto custo, não há usos substanciais para ele nem para seus compostos.





Titânio: A principal aplicação é em grande número de ligas fortes, resistentes à corrosão, para aeronaves, navios, indústria química. Exposto ao ar, o elemento forma cobertura passiva de óxido.

Potássio: O metal tem poucos usos mas os sais de potássio são usados em muitas aplicações. O potássio é um elemento essencial nos organismos vivos.




Cálcio: É usado como agente redutor na extração de metais como tório, zircônio e urânio. O cálcio é um elemento essencial dos organismos vivos sendo necessário para o crescimento e desenvolvimento.

Cloro: Tem muitas aplicações, inclusive na cloração de água potável, como descolorante e na produção de grande número de produtos químicos. Reage diretamente com muitos elementos e compostos e é um forte agente oxidante.






Argônio: É usado em atmosferas inertes em processos de soldagem, na produção de metais especiais como Ti e Zr, e como gás de enchimento em lâmpadas elétricas, misturado com 20% de nitrogênio.

Fósforo: Forma fosfetos com metais e se liga covalentemente formando compostos de fósforo (III) e fósforo (IV). O fósforo é um elemento essencial dos organismos vivos. Ocorre em várias rochas de fosfato e é extraído por aquecimento de carvão (coque) e óxido de silício (IV) em forno elétrico (1500° C). Junto com ele são produzidos silicato de cálcio e monóxido de carbono.


Enxofre: É usado como fungicida vegetal. O elemento é usado para produzir ácido sulfúrico e outros compostos.

Alumínio: São produzidas muitas ligas de alumínio contendo vários elementos inclusive cobre, manganês, silício, zinco e magnésio. Sua leveza, resistência mecânica (em ligas), resistência à corrosão e condutividade elétric, o tornam adequado para muitas finalidades inclusive na construção de veículos, aeronaves, construção civil e cabos condutores.


Silício: Forma muitos compostos organossilados, por exemplo os siloxanos (R3SiOSiR3, onde R é um grupo orgânico), embora o silício não forme a variedade de compostos com hidrogênio que o carbono forma.

Sódio: O metal é usado como agente redutor em certas reações e o sódio líquido é usado na refrigeração de reatores nucleares.







Magnésio: O elemento é usado em várias ligas metálicas leves, por exemplo, para construção de aviões. Quimicamente é muito reativo.

Flúor: É usado na síntese de compostos orgânicos fluorados. Quimicamente é o mais reativo e eletronegativo de todos os elementos. É uma substância muito perigosa, causando queimaduras graves quando em contato com a pele.



Neônio: É usado em tubos de descarga e lâmpadas de neônio nos quais tem cor vermelha característica. Dificilmente forma compostos.

Oxigênio: É usado em metalurgia, para obtenção de chamas de altas temperaturas (por exemplo, para soldagem) e em equipamentos para respiração. A forma mais comum é diatômica, O2, mas também forma um alótropo reativo: ozônio, O3.

Nitrogênio: O elemento é usado no processo de Harber para produção de amônia e também na criação de atmosfera inerte em processos de soldagem e metalurgia. O gás é diatômico e relativamente inerte. Reage com hidrogênio a altas temperaturas e com oxigênio durante descargas elétricas. Também forma nitretos com certos metais.

Carbono: é usado no processo de datação. Quimicamente, é o único elemento capaz de formar muitos compostos contendo cadeias e anéis apenas de átomos de carbono. Apresenta três formas alotrópicas: diamante, grafite e fulereno.

Boro: Quando aquecido o boro reage com oxigênio, halogênios, ácidos oxidantes e álcalis fortes. É usado em semicondutores e em filamentos na indústria aeroespacial. O boro produz chama verde. O isótopo 10B é usado em fios e chapas de proteção para controle de reatores nucleares.

Berílio: É usado na manufatura de ligas de Be – Cu que são utilizadas em reatores nucleares como refletores e moderadores devido à sua pequena seção transversal. O óxido de berílio é usado em cerâmicas e em reatores nucleares.

Lítio: O metal é usado para remoção de oxigênio em metalurgia e como constituinte de algumas ligas de Al e Mg. Também é usado em baterias e como fonte de trítio em pesquisas sobre fusão. Sais de lítio são usados em psiquiatria. O elemento reage com oxigênio e água. Sob aquecimento também reage com nitrogênio e hidrogênio. Sua química difere da química dos demais elementos do grupo devido ao pequeno tamanho do íon Li+.

Hélio: Tem várias aplicações inclusive na geração de atmosferas inertes para soldas e produção de semicondutores, como gás de resfriamento para supercondutores e como diluente em dispositivos para respiração. Também é usado no enchimento de balões. Quimicamente é totalmente inerte e nenhum composto de hélio é conhecido.

Hidrogênio: Ele é muito usado na produção de amônia e como agente redutor na industrialização de minérios, no refinamento de petróleo, na produção de hidrocarbonetos a partir de carvão e na hidrogenação de óleos vegetais. Também há grande interesse no uso de H2 como combustível pois a sua combustão com oxigênio produz água.